Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

CARIDADE:UM CONCEITO,UMA AÇÃO.PRÁTICA FUNDAMENTAL NOS TRABALHOS DE UMBANDA

Amor e caridade são duas palavras que resumem o que há de mais nobre no Universo. São nessas duas palavras que estão contidos todos os ensinamentos morais de Cristo.
Amor e caridade são essenciais para que os praticam a Umbanda, religião que segue amparada por seu Mentor "Cristo/Oxalá". São dois conceitos , dois pontos que não podem estar separados, pois não existe caridade sem amor e vice-versa.
É a prática da caridade que permite harmonia entre opostos, permitindo que as pessoas de diferentes origens possam praticá-la e recebê-la, de forma a buscar a cura para os males ou a reforma de pensamentos e atitudes.
Podemos definir a caridade como um conjunto de atitudes:
*Benevolência, que é a boa vontade para com alguém;
*Indulgência, pois quem é indulgente não critica, nem censura, apenas ouve e aconselha;
*Abnegação,que significa ser altruísta, abrindo mão de algo em benefício de outrem;
*Solidariedade, sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente;
*Justiça, virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete ( prática da Justiça )
*Fraternidade, laço de solidariedade e de amizade entre os homens.
Em resumo, a caridade seria a negação absoluta do orgulho e do egoísmo, modesta, simples e indulgente.
O amor é a maior das virtudes humanas e sem ele não há como o homem guiar-se pela moral do Cristo, fazer o bem ao próximo, praticar a caridade. Nem a fé encontra fundamento se não houver AMOR.
Bem, podemos praticar a caridade por meio de bons pensamentos, no auxílio dos companheiros de jornada, com palavras de carinho, bons conselhos, enfim, todas as atitudes positivas e baseadas na Lei do Amor, podem ser uma forma de praticar a caridade.
No dia-a-dia podemos manifestar atitudes caridosas em família, no ambiente de trabalho, procurando sempre auxiliar ao próximo sem julgamentos e tendo sempre o cuidado com o perdão mútuo.
O exercício da caridade e do amor é o meio de aperfeiçoamento do espírito. Sua negação é um obstáculo à evolução humana.
Acima de tudo, nós, seres humanos, devemos ter muita fé em Deus e acreditar em nosso Mentor Espiritual.. Não importa o terreiro, a tenda,o templo,a associação espírita que você frequenta, qual a sua evolução dentro da Espiritualidade. O importante é ter fé e trabalhar pela caridade, porque o objetivo da Umbanda é esse: nunca devemos nos beneficiar em nome de nossa Umbanda, pois sabemos que nossa vida é uma grande plantação e que viemos colher os frutos que plantamos ao longo de nossas vidas.
A Umbanda é caridade, amor, humildade, simplicidade.Sem esses atributos não existe Umbanda.Aquele que intenta ao contário colherá frutos azedos no lugar de néctares saborosos que o levarão à Evolução da Vida.
Orai e Vigiai!
               Texto extraído do Jornalzinho do CEUSS - mês de agosto/2011 


Nenhum comentário:

Postar um comentário