Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2011

Setembro já chegou e com ele uma data muito especial: 27 de setembro. No catolicismo, dia de São Cosme e Damião. Para nós, umbandistas, uma data respeitada e reverenciada, haja vista a importância da Linha de Trabalho das Crianças na Umbanda.
Os Erês ou Ibejis representam a pureza e a renovação da vida, são os guardiões dos reinos elementares, porém é uma linha fechada em seus mistérios.
Muitas entidades, que atuam sob as vestes de um espírito infantil, são muito antigas e têm mais poder do que imaginamos em uma " criança ". Mas, como não são levadas muito a sério, o seu poder de ação fica oculto.
Como guardiãs dos pontos de força do reino elementar, trabalham com irradiações muito fortes e puras na sua origem. Por isso  têm grande facilidade em curar muitas doenças, desde que estas possam ser tratadas com seu elemento ativo. Por isso foram identificados como Cosme e Damião, santos cristãos curadores que trabalhavam com a magia dos elementos, e como Ibeji, gêmeos encantados do Ritual Africano Antigo.
Não gostam de desmanchar demandas, nem de fazer desobssesões. Preferem as consultas, e em seu decorrer vão trabalhando com seu elemento de ação sobre o consulente, modificando e equilibrando sua vibração, regenerando os pontos de entrada de energia do corpo humano. Por isso são considerdos curadores.
Na Umbanda, a " corrente " das crianças é formada por seres " encantados " masculinos e femininos. São nossos irmãos mais novos e mesmo sendo puros, não são tolos, pois identificam muito rapidamente nossos erros e falhas humanas. Manipulam as energias elementais e são portadores naturais de poderes só encontrados nos próprios Orixás que os regem.
 Na Umbanda o " mistério criança " é regido pelo Orixá Oxumaré, que é o Orixá da renovação da vida nas dimensões naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário