Seguidores

domingo, 3 de julho de 2011

HISTÓRIA DA UMBANDA

No final de 1908, um jovem rapaz começou a sofrer " ataques ", caracterizados por posturas de um velho, falando coisas sem sentido e desconexas, como se fosse uma pessoa que havia vivido em outra época. Muitas vezes assumia uma forma que parecia a de um felino lépido e desembaraçado que mostrava conhecer muitas coisas da natureza.Após examiná-lo vários dias, o médico da família recomendou que seria melhor encaminhá-lo a um padre, pois " a loucura " do rapaz não se enquadrava em nada que ele havia conhecido. Acreditava mais era que o menino estava endemoniado. Após o exorcismo, realizado por um padre, não se conseguiu o resultado esperado, pois os ataques continuaram. Passado algum tempo, o rapaz que se chamava ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES, sentiu-se completamente curado. Alguém da família sugeriu que " isso era coisa de espiritismo " e que era melhor levá-lo à Federação Espírita de Niterói. Zélio foi convidado a participar da sessão e tomou um lugar à mesa. Assim, tomado por uma força estranha alheia à sua vontade, Zélio levantou-se e disse:" Aqui está faltando uma flor ".Saiu da sala indo ao jardim e voltando com uma flor.Colocou-a no centro da mesa. Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes.Simultaneamente aconteciam várias manifestações de caboclos e pretos-velhos. O diretor dos trabalhos achou aquilo um absurdo e advertiu-os com aspereza, citando o " seu atraso espiritual ". Após esse incidente, novamente uma força estranha tomou o jovem Zélio e falou através dele.Uma vidente pediu que a entidade se identificasse. " Se querem um nome, que seja este: sou o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, porque, para mim, não haverá caminhos fechados.
A vidente interpelou a entidade dizendo que ele se identificava como um caboclo, mas que via nele restos de trajes sacerdotais. O espírito respondeu então; " O que vê em mim são restos de uma existência anterior. Fui padre e meu nome era Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria, fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas, em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como caboclo brasileiro".Anunciou também o tipo de missão que trazia do Astral: fixar as bases de um culto, no qual todos os espíritos de índios e pretos-velhos poderim executar as determinações do Plano Espiritual, e que no dia seguinte ( 16 de novembro de 1908 ) desceria na residência do médium, às 20 h, e fundaria um templo onde haveria igualdade para todos, encarnados e desencarnados.Fundava-se, assim, o primeiro templo para o culto da Umbanda, com a denominação de TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE.A figura de Cristo centralizava o culto. Sua doutrina de perdão, de amor, de caridade era a diretriz desssa religião.Mais tarde iniciaram-se as aulas doutrinárias para o preparo de médiuns que iriam dirigir outros templos.O Evangelho era a base do ensinamento da entidade que recomendava o que é necessário para a prática correta e leal da mediunidade: não ter vaidade, manter elevado padrão moral, proceder corretamente dentro e fora do templo, prestar socorro espiritual gratuitamente a todos os que dele necessitassem e recorressem ao médium. A UMBANDA nos ensina a crer num Deus único e absoluto, nos Orixás, forças superiores que atuam nos vários campos de revelação e chegam até nós através  dos seus mensageiros, os Guias trabalhadores dos terreiros de Umbanda, na reencarnação, na Lei de Causa e Efeito e noa amor ao próximo, base da fraternidade universal.A UMBANDA indica-nos o caminho a seguir; a prática da mediunidade como missão e nunca como profissão, a humildade, a tolerância, a compreensão, o pensamento positivo para nós mesmos e para os nossos semelhantes, a caridade-Amor Espiritual-na palavra e na ação.
                                            ( Texto extraído do Boletim Informativo da Tenda Nossa Senhora da Piedade, ano de 2003.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário