Seguidores

domingo, 28 de agosto de 2011

CARIDADE:UM CONCEITO,UMA AÇÃO.PRÁTICA FUNDAMENTAL NOS TRABALHOS DE UMBANDA

Amor e caridade são duas palavras que resumem o que há de mais nobre no Universo. São nessas duas palavras que estão contidos todos os ensinamentos morais de Cristo.
Amor e caridade são essenciais para que os praticam a Umbanda, religião que segue amparada por seu Mentor "Cristo/Oxalá". São dois conceitos , dois pontos que não podem estar separados, pois não existe caridade sem amor e vice-versa.
É a prática da caridade que permite harmonia entre opostos, permitindo que as pessoas de diferentes origens possam praticá-la e recebê-la, de forma a buscar a cura para os males ou a reforma de pensamentos e atitudes.
Podemos definir a caridade como um conjunto de atitudes:
*Benevolência, que é a boa vontade para com alguém;
*Indulgência, pois quem é indulgente não critica, nem censura, apenas ouve e aconselha;
*Abnegação,que significa ser altruísta, abrindo mão de algo em benefício de outrem;
*Solidariedade, sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente;
*Justiça, virtude moral pela qual se atribui a cada indivíduo o que lhe compete ( prática da Justiça )
*Fraternidade, laço de solidariedade e de amizade entre os homens.
Em resumo, a caridade seria a negação absoluta do orgulho e do egoísmo, modesta, simples e indulgente.
O amor é a maior das virtudes humanas e sem ele não há como o homem guiar-se pela moral do Cristo, fazer o bem ao próximo, praticar a caridade. Nem a fé encontra fundamento se não houver AMOR.
Bem, podemos praticar a caridade por meio de bons pensamentos, no auxílio dos companheiros de jornada, com palavras de carinho, bons conselhos, enfim, todas as atitudes positivas e baseadas na Lei do Amor, podem ser uma forma de praticar a caridade.
No dia-a-dia podemos manifestar atitudes caridosas em família, no ambiente de trabalho, procurando sempre auxiliar ao próximo sem julgamentos e tendo sempre o cuidado com o perdão mútuo.
O exercício da caridade e do amor é o meio de aperfeiçoamento do espírito. Sua negação é um obstáculo à evolução humana.
Acima de tudo, nós, seres humanos, devemos ter muita fé em Deus e acreditar em nosso Mentor Espiritual.. Não importa o terreiro, a tenda,o templo,a associação espírita que você frequenta, qual a sua evolução dentro da Espiritualidade. O importante é ter fé e trabalhar pela caridade, porque o objetivo da Umbanda é esse: nunca devemos nos beneficiar em nome de nossa Umbanda, pois sabemos que nossa vida é uma grande plantação e que viemos colher os frutos que plantamos ao longo de nossas vidas.
A Umbanda é caridade, amor, humildade, simplicidade.Sem esses atributos não existe Umbanda.Aquele que intenta ao contário colherá frutos azedos no lugar de néctares saborosos que o levarão à Evolução da Vida.
Orai e Vigiai!
               Texto extraído do Jornalzinho do CEUSS - mês de agosto/2011 


ANIVERSÁRIO DO CEUSS

Embora, com atraso, não posso me furtar de citar o aniversário do CEUSS. Já são 26 anos de completa dedicação, abnegação e renúncia à Umbanda Sagrada e aos seus adeptos, na figura dos babalalaôs: Pai Marinho e Mãe Marilda.Isto, é claro, sem falar também de  tantas pessoas que colaboram para que as atividades do terreiro aconteçam com seriedade e eficiência.
Desejo que esta casa continue iluminando o coração de tantos que por ela passam e agradeço aos dirigentes e à Espiritualidade a oportunidade de fazer parte dela como aprendiz do legado maior que se chama AMOR, FÉ  E CARIDADE!
                                              Karine Penna Merecci

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Homenagem aos baianos e ao Pai Omulu

O CEUSS convida a todos para a sessão em homenagem aos pretos-velhos baianos e ao Pai Omulu, dia 20/08 ( sábado ), às 18 horas!

O SENHOR DO " FIM ", O CURADOR DIVINO

" Muitos temem a morte, poucos a entendem e quase ninguém a aceita, embora seja necessário.
Alguns não me aceitam como PAI. Muitos não me chamam de PAI.
Outros sentem vergonha ou receio por terem em vossas coroas a minha estrela. Os mais esclarecidos compreendem minhas ações. Os menos esclarecidos blasfemam, cercados pelas sua limitações carnais, rodeados por suas ignorâncias e egoísmos, não aceitando o curso natural da vida, EU faço parte do ciclo natural da vida, pois eu sou seu Limite.
Aqueles que me procuram, são atendidos, conforme sua necessidade e merecimento. Sou uma das poucas certezas que todos têm na vida, um dia chegará ao FIM.
Muitos de nós me vêem como O FIM DA VIDA. Poucos conseguem entender que eu posso ser o FIM para um novo começo. Posso ser o FIM de um determinado vício, para que tenha neste instante a chance de um novo começo. Posso ser o FIM de muitas manias que te prejudicam e aos outros também.
Posso ser o FIM de sentimentos descontrolados como o cíumes, a inveja, o rancor, o ódio, para um novo começo de PAZ e UNIÃO.
Para estes FINS poucos conseguem entender que tenho também minha atuação, poucos dão atenção e poucos pedem. A maioria lembra apenas o FIM DA VIDA e ainda me julgam Ruim, só porque posso dar início a uma nova Vida.
Não apenas o FIM é minha responsabilidade, também tenho a responsabilidade de PARAR, ou melhor, PARALISAR.
Entramos em um campo onde poucos me chamam quando precisam PARALISAR uma doença progressiva ou agressiva. Poucos me chamam quando precisam PARALISAR as discórdias, desuniões, violência. Diante disso ainda muitos me colocam dentro de Tronqueiras como chefe da falange de Exu, e esclareço: " Eu não sou um Exu, cada Exu serve ao seu Orixá, assim como eu tenho os Guardiões de meus mistérios, cada um tem os seus, não é porque trabalho com o FIM, que por isso eu represente a força de EXU, pois EXU também é um Orixá.
Eu sou o SR.OMULU.
Omuluiê Tatá "

                                                 (Jornal de Umbanda Sagrada)


ORIXÁ DO MÊS: OMULU - 16/08 (sincretizado com São Roque)

Segundo a Teogonia da Umbanda, o Orixá Omulu é o orixá que rege a morte, ou o instante da passagem do plano material para o plano espiritual.
O Orixá Omulu guarda para Olorum(Deus)todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e entregaram-se à vivenciação de seus vícios emocionais. Mas ele não pune ou castiga ninguém, pois estas ações são atributos da Lei Divina, que também não pune ou castiga. Ela apenas conduz cada um ao seu devido lugar após o desencarne.
Omulu, na Linha da Geração, que é a sétima linha de Umbanda, forma um par energético, magnético e vibratório com Yemanjá, onde ela gera a vida e ele paralisa os seres que atentam contra os princípios que dão sustentação às manifestações da vida.
Omulu é o curador divino e tanto cura alma ferida quanto corpo doente.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

LINHA DE TRABALHO: BAIANOS - 15/08

A Umbanda homenageia no dia 15 de agosto, a falange dos Baianos e Baianas, que tem como padroeira Nossa Senhora da Glória.
Os Baianos são referência ao início da descoberta do país, origem da colonização e de um povo que é a "cara do Brasil".Entretanto, os Baianos surgem de maneira organizada como uma linha de trabalho efetiva a partir da década de 50.A Linha de Baianos reflete o arquétipo do rural migrado e adaptado à zona urbana.Esta Linha de Trabalho vai servir de ponte para os migrantes através de sua semelhante identidade.
Os Baianos se associam a todos Orixás, embora sejam regidos por Pai Oxalá e Mãe Iansã e estão numa vibração evolutiva mais próxima de nós.
Nas giras de Umbanda, essas Entidades chamadas de Baianos se apresentam muito alegres, usando chapéus de couro ou palha, como os cangaceiros. Com sua fala simples e uma vontade enorme de ajudar ou resolver problemas de seus consulentes, eles conversam de maneira descontraída, procurando levar coragem e conforto para que cada um vença as suas dificuldades.Alguns se utilizam de ervas aromáticas e velas coloridas em seus trabalhos, pois muitos foram curandeiros, rezadores, pais e mães de Santo no passado.
Uma Entidade muito conhecida na Umbanda que também trabalha na gira dos Baianos é o Seu Zé Pilintra.
Muitos costumam tratar os Baianos como Corrente, Falange, ou Linha de Trabalho auxiliar ou Linha do meio.O nome com que os Baianos se apresentam, representa como essa Entidade está assentada, qual seu grau e sua força de Trabalho, como todas as outras Entidades que militam na Umbanda.Estarão sempre trabalhando conforme uma das Sete Linhas das correntes vibratórias.
Saravá o povo da Bahia!"
                                              Jornal de Umbanda Sagrada