Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

MOMENTOS DA EVANGELIZAÇÃO


  Todas as religiões precisam construir seu futuro, preparando seus adeptos desde a infância para que ao chegarem à idade adulta possam dar continuidade aos cultos e ritos com sabedoria e responsabilidade.
  A Umbanda Sagrada, consciente de seu dever, pretende, através da Evangelização Infantil, criar nas crianças e adolescentes o orgulho sadio de pertencerem a uma religião ainda incompreendida por muitos por falta de estudo e conhecimentos e resgatar os valores morais / éticos que parecem perder-se no tempo. É chegada a hora! Fé, tolerância, humildade, resignação, amor ao próximo...enfim, os valores que nos fazem seres humanos melhores, e, consequentemente, o tão esperado mundo mais feliz.




ATENDIMENTO ESPIRITUAL COM OS PRETOS VELHOS






ALGUMAS FOTOS DA HOMENAGEM AO ORIXÁ NANÃ BURUQUÊ








terça-feira, 26 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA MORAL

Seu Corpo Astral é ajustado para que você possa atingir a sintonia com seu Mentor, permitindo sua manifestação.
Ainda assim,com toda a preparação que é feita, através do ajuste e acréscimo de força em certos centros vitais, muitos sucumbem pela falta de uma conduta moral e mesmo física, tão necessária para levar a bom termo sua missão.
Inúmeros são os casos de médiuns que fracassam, caindo nas mãos do baixo astral, pelas suas correntes de pensamentos impregnados de vaidade, orgulho, sensualismo,álcool e outros vícios, principalmente atos sexuais desregrados. Os Mentores Espirituais não podem ferir o livre-arbítrio de seus filhos médiuns, que tem que dar condições para as Entidades trabalharem.
Se um médium começa a desvirtuar seu caminho, seu Mentor o orienta e instrui na medida do possível. Porém, se esse é renitente e não quer ouvir seus Mentores(Guias), esses não podem fazer nada a não ser observar.
Por isso alertamos àqueles que querem fazer parte de um templo de Umbanda: se for médium de verdade da corrente astral de Umbanda e tem Caboclo, Preto Velho, Criança, Exu trabalhando na caridade, através de sua mediunidade, pense bem...analise a responsabilidade que você traz para com a vida das centenas de pessoas que, vão ter ensinamentos e direcionamentos atraves de vocês.
Você que foi abençoado com a oportunidade do trabalho redentor, não jogue fora a amizade sincera que não pode ser substituída.
Também não basta, apenas, ceder o corpo físico para uma Entidade incorporar e trabalhar para o médium evoluir.A evolução espiritual não se dá apenas pela caridade através da incorporação, mas, principalmente pelo auto domínio e  auto conhecimento que o médium deve procurar, para melhor servir e pela possibilidade de presenciar e sentir bons exemplos de simplicidade, amor, humildade e sabedoria que são doados no dia a dia pelas Entidades durante os trabalhos.
Para ter chance de aprender mais rápido(devido a necessidade de aprimoramento do médium), é que alguns médiuns não ficam completamente inconscientes durante as incorporações, podendo assistir parcialmente a atuação dos verdadeiros Mestres do Astral Superior.
                                (Fonte de pesquisa-Revista Caminho Espiritual)

ORIXÁ DO MÊS: NANÃ BURUQUÊ- A SENHORA DA EVOLUÇAO DOS SERES

Polarizando com o Orixá Obaluaiê, o Senhor da Evolução, Mãe Nanã Buruquê é "a mais velha Rainha do Mar", como diz um ponto cantado, é a decantadora dos vícios dos Seres Espirituais. Ambos regem o mistério Ancião. Fazendo parte deste mistério, Nanã é a regente das Pretas Velhas,  nossas "vovozinhas" amadas, carinhosas, compreensivas, detentoras da sabedoria Divina, que nos conduzem pela estrada da vida, junto com os Pretos Velhos amados, pacientes e verdadeiros Pais para todos nós e "vovôzinhos" adorados que nos mostram também a sabedoria, a simplicidade de caminhar nessa vida terrena. Mãe Nanã é a Divindade ou o Mistério de Deus que atua sobre todos os Espíritos que vão reencarnar, pois, decanta todos os seus sentimentos, mágoas e conceitos e os adormece para que Obaluaiê reduza-os ao tamanho de feto no útero da mãe que os conduzirá à luz da carne. Nanã envolve o espírito que irá encarnar em uma irradiação que dilui todos os acúmulos energéticos, adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida na carne, na qual não não se lembrará de nada do que já vivenciou. Por isso ela é associada á velhice, que é quando a pessoa começa a esquecer de muitas coisas de sua vida carnal. Nanã atua na memória dos seres, adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para a sua reencarnação, na maravilhosa oportunidade de continuar a sua evolução, permitida pelo Criados. No lado místico, Nanã é a Divindade que acompanha nosso fim na carne, assim como nossa entrada, em espírito, no mundo astral. Nessa porta de passagem, Nanã atua sobre nosso carma, conduzindo essa situação com calma, para que o espírito não tome conhecimento de sua transição de um plano para outro. Ela atua também na linha da vida, que no início tem Oxum, estimulando a sexualidade, no meio tem Iemanjá, estimulando a maternidade e no fim tem Nanã, paralisando a sexualidade e a geração dos filhos, quando se instala a menopausa. São as Yabás, nossa Mães! De todos os Orixás, Nanã é quem tem um dos mistérios mais fechados, pois seu lado negativo é habitado por uma entidade com um poder enorme e como Orixá é fechada às pesquisas de sua força ativa. Ela desfaz os excessos e decanta os vícios. Nanã é uma Guardiã que tem seu ponto de força natural nos lagos, mangues, rios caudalosos e nos deltas e estuários dos rios. Porém, seu campo de ação está localizado nos lagos, local onde tudo traz calma, tranquilidade, não encontrada nos outros pontos de força da Natureza. Nos lagos reina a calma absoluta, característica que é própria de Nanã, que se movimenta lenta e cadenciadamente, porque traz em si uma energia e um magnetismo muito fortes. Nanã é cósmica e quando vibra à esquerda, no seu lado negativo, é a Guardiã do ponto de forças das águas estagnadas.Com sua maleabilidade, Mãe Nanã nos protege para que sejamos corretos, sem vícios e para que nossa evolução continue caminhando na linha reta em busca do Criador.
Salubá, Mãe Nanã, Orixá que tem sua comemoração no dia 26 de julho, sincretizada com Santa'Ana!!!
                                          ( texto extraído do Jornal do CEUSS-mês/julho/11)

sexta-feira, 15 de julho de 2011

“A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que foram e que são praticados em Seu nome e em nome de seu Evangelho.”

segunda-feira, 11 de julho de 2011

PRECE AOS ORIXÁS

Tudo o que eu quero!!!

… Ter a longevidade das palavras de Oxalá.
… Ser livre como os ventos de Iansã.
… Ser justo como o machado de Xangô.
… Ser forte como a espada de Ogum.
… Ser firme como o arco e reto como as flechas de Oxóssi.
… Ser mágico como as forças de Obaluaê.
… Ser infinito como a sabedoria de Nanã.
… Ter a doçura das águas de Oxum.
… E as forças dos mares de Yemanjá.
… Ter a alegria do gargalhar dos Exús.
… E a boa esperteza do Malandro Zé Pilintra.
… Ser humilde e paciente como meus Preto >Velhos.
… Carregar a lealdade dos amigos Caboclos.
… Ter o equilíbrio dos Marujos.
… A fé na reza dos Boiadeiro.
… E o amor ao mundo dos amigos Ciganos.
… E um dia merecer a doçura de meus Erês.

ORIXÁS

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PRECE PARA NANÃ

PRECE PARA NANÃ

Oh! Mãe dos mananciais. Senhora da renovação da vida.
Mãe de toda criação.
Orixá das águas paradas. Mãe da sabedoria.
Dai-me a calma necessária para aguardar com paciência o momento certo para tomar minhas decisões.
Que a tua luz neutralize toda as forças negativas à minha volta.
Dai-me a tua serenidade e faz de mim um filho abençoado nos caminhos da paz, do amor e da prosperidade.
 SALVE NANÃ BURUQUÊ!
SALÚBA!

domingo, 3 de julho de 2011

HISTÓRIA DA UMBANDA

No final de 1908, um jovem rapaz começou a sofrer " ataques ", caracterizados por posturas de um velho, falando coisas sem sentido e desconexas, como se fosse uma pessoa que havia vivido em outra época. Muitas vezes assumia uma forma que parecia a de um felino lépido e desembaraçado que mostrava conhecer muitas coisas da natureza.Após examiná-lo vários dias, o médico da família recomendou que seria melhor encaminhá-lo a um padre, pois " a loucura " do rapaz não se enquadrava em nada que ele havia conhecido. Acreditava mais era que o menino estava endemoniado. Após o exorcismo, realizado por um padre, não se conseguiu o resultado esperado, pois os ataques continuaram. Passado algum tempo, o rapaz que se chamava ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES, sentiu-se completamente curado. Alguém da família sugeriu que " isso era coisa de espiritismo " e que era melhor levá-lo à Federação Espírita de Niterói. Zélio foi convidado a participar da sessão e tomou um lugar à mesa. Assim, tomado por uma força estranha alheia à sua vontade, Zélio levantou-se e disse:" Aqui está faltando uma flor ".Saiu da sala indo ao jardim e voltando com uma flor.Colocou-a no centro da mesa. Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes.Simultaneamente aconteciam várias manifestações de caboclos e pretos-velhos. O diretor dos trabalhos achou aquilo um absurdo e advertiu-os com aspereza, citando o " seu atraso espiritual ". Após esse incidente, novamente uma força estranha tomou o jovem Zélio e falou através dele.Uma vidente pediu que a entidade se identificasse. " Se querem um nome, que seja este: sou o CABOCLO DAS SETE ENCRUZILHADAS, porque, para mim, não haverá caminhos fechados.
A vidente interpelou a entidade dizendo que ele se identificava como um caboclo, mas que via nele restos de trajes sacerdotais. O espírito respondeu então; " O que vê em mim são restos de uma existência anterior. Fui padre e meu nome era Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria, fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas, em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como caboclo brasileiro".Anunciou também o tipo de missão que trazia do Astral: fixar as bases de um culto, no qual todos os espíritos de índios e pretos-velhos poderim executar as determinações do Plano Espiritual, e que no dia seguinte ( 16 de novembro de 1908 ) desceria na residência do médium, às 20 h, e fundaria um templo onde haveria igualdade para todos, encarnados e desencarnados.Fundava-se, assim, o primeiro templo para o culto da Umbanda, com a denominação de TENDA ESPÍRITA NOSSA SENHORA DA PIEDADE.A figura de Cristo centralizava o culto. Sua doutrina de perdão, de amor, de caridade era a diretriz desssa religião.Mais tarde iniciaram-se as aulas doutrinárias para o preparo de médiuns que iriam dirigir outros templos.O Evangelho era a base do ensinamento da entidade que recomendava o que é necessário para a prática correta e leal da mediunidade: não ter vaidade, manter elevado padrão moral, proceder corretamente dentro e fora do templo, prestar socorro espiritual gratuitamente a todos os que dele necessitassem e recorressem ao médium. A UMBANDA nos ensina a crer num Deus único e absoluto, nos Orixás, forças superiores que atuam nos vários campos de revelação e chegam até nós através  dos seus mensageiros, os Guias trabalhadores dos terreiros de Umbanda, na reencarnação, na Lei de Causa e Efeito e noa amor ao próximo, base da fraternidade universal.A UMBANDA indica-nos o caminho a seguir; a prática da mediunidade como missão e nunca como profissão, a humildade, a tolerância, a compreensão, o pensamento positivo para nós mesmos e para os nossos semelhantes, a caridade-Amor Espiritual-na palavra e na ação.
                                            ( Texto extraído do Boletim Informativo da Tenda Nossa Senhora da Piedade, ano de 2003.)

sábado, 2 de julho de 2011

Pai Xangô é o senhor da Justiça Divina e sua irradiação é o equlíbrio.

ORAÇÃO PARA XANGÔ

Poderoso Orixá de Umbanda,
Pai, companheiro e guia.
Senhor do equilíbrio e da justiça.
Auxiliar da Lei do Carma,
Só tu, tens o direito de acompanhar pela eternidade,
Todas as causas, todas as defesas, acusações e eleições,
Promanadas das ações desordenadas, ou dos atos impuros e benfazejos que praticamos.
Senhor de todos os maciços e cordilheiras,
Símbolo e sede da tua atuação planetária no físico e astral.
Soberano Senhor do Equilíbrio, da equidade,
Velai pela inteireza do nosso caráter.
Ajude-nos com sua prudência.
Defenda-nos das nossas perversões,
Ingratidões, antipatias, falsidades,
Incontenção da palavra e julgamento indevido dos atos
Dos nossos irmãos em humanidade.
Só Tu és o grande Julgador.
Kaô Cabecilê Xangô.

FESTA DE XANGÔ-2011